Música Celtica

Exercícios Terapêuticos

Exercícios Terapêuticos
O universo está em constante movimento. O movimento significa vida. O movimento de uma espiral de energia vitaliza a célula única que marca o início de nosso tipo de vida humana. À medida que esse tipo de vida evolui, nós nos constituímos em um ser que constantemente troca energia com o cosmo. À medida que esta energia passa através de nós, ela nos alimenta, nos nutri e cria o movimento interno e externo de nossas vidas. Na expressão natural deste intercâmbio encontramos nossa saúde. O intercâmbio de energia é aumentado pelo movimento, e o movimento perfeito do corpo é uma extensão do interior para o exterior enquanto recebe estímulos que movem do exterior para o interior. (Greg Broòshy)

Translate

6.11.12

Autor: Ariane de Oliveira
Email: ariane@nutricaoemfoco.com.br

Data de publicação: 16 de julho de 2010

A nespereira (Eriobotrya japonica Lindl), pertencente  à família rosaceae, a mesma do pêssegoameixa vermelha e nectarina, e subfamíliaPrunoideae. Ela é originária do sudoeste da China, porém, só se tornou conhecida mundialmente quando foi introduzida por imigrantes chineses no Japão, país em que teve uma grande aceitação ao ponto deste ser considerado o maior produtor de nêspera in natura, seguido por Israel e Brasil.
É uma árvore pequena, mas pode crescer até cinco metros de altura. A nespeira é uma planta frutífera diferente das demais, suas flores aparecem no outono e início do inverno e seus frutos amadurecem no final do inverno e início da primavera. As flores são brancas e as frutas da nespereira são ovais, com 3 a 5 cm, com uma casca aveludada e macia de cor amarelo alaranjada, às vezes rosada. A polpa é suculenta e varia de doce a ácida, dependendo da variedade e maturação da fruta. Popularmente, aqui no Brasil, a nêspera é chamada de ameixa-amarela, ameixa silvestre ou ameixa-japonesa.
Seu consumo pode ser in natura, combinada a outras frutas ou por meio de preparações como sucos, cremes, tortas, sorvetes, geléiascompotas, licor e vinho. Algumas variedades são utilizadas como expectorante, para alívio de infecções da garganta, como diurético e ação antidiarreica.

A nêspera possui uma elevada quantidade de vitamina C, além de vitamina A, que proporcionam resistência ao organismo, ajudam no fortalecimento da visão e são ótimos antioxidantes. Também contém vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5). A vitamina B1 (tiamina) é indispensável à saúde do sistema nervoso, como fator de crescimento normal e auxilia no equilíbrio do metabolismo. A vitamina B2 é uma vitamina que resiste à elevações de temperatura e, portanto mantém-se conservada naqueles derivados da nêspera que passam pela cocção. A vitamina B3 (niacina) é essencial para o metabolismo de muitas substâncias do organismo, dentre elas os carboidratos, principais responsáveis por fornecer energia ao organismo. 
A nêspera possui boas quantidades de sais minerais, como magnésio, cálcio e fósforo. O magnésio existe em boa quantidade nas sementes, nos frutos secos e nas leguminosas. Ele é importante na formação de dentes e ossos, ajuda na transmissão de impulsos nervosos, intervém no relaxamento muscular e na produção de energia celular. O cálcio é um micronutriente essencial para a formação e manutenção de tecidos, ossos e dentes. O fósforo atua de forma significativa na reprodução e lactação, além de ser ótimo para problemas de memória. Em conjunto com o cálcio,atua na formação de ossos e dentes, sendo essa ação conjunta muito importante também nas contrações musculares.
É uma fruta muito rica em fibras, com destaque para a pectina, o que lhe confere grande importância na culinária, pois sua adição é utilizada para conferir ao produto uniformidade e firmeza, como por exemplo, sucos,geleias ou polpas de frutas, e também para ajustar o seu teor à um nível adequado para a geleificação. As fibras também têm um papel muito importante no funcionamento do intestino, ajudam no controle e prevenção do diabetes, das dislipidemias e dos cânceres intestinais. Além disso, dietas o consumo equilibrado de fibras ajuda na manutenção de peso e mesmo no emagrecimento.

Informação nutricional da nêspera in natura:
AlimentoEnergia (kcal) Proteína (g) Carboidrato (g)  Fibra alimentar (g)  Magnésio (mg)Fósforo (mg)      Potássio (mg)Cálcio (mg)Vitamina C (mg) 
100 g43        0,3      11,5          3,0    10    10    113  20 3,2
 1 Ug (50 g) 21,5 0,155,75  1,5 5 556,5 10 1,6

Um comentário: