Música Celtica

Exercícios Terapêuticos

Exercícios Terapêuticos
O universo está em constante movimento. O movimento significa vida. O movimento de uma espiral de energia vitaliza a célula única que marca o início de nosso tipo de vida humana. À medida que esse tipo de vida evolui, nós nos constituímos em um ser que constantemente troca energia com o cosmo. À medida que esta energia passa através de nós, ela nos alimenta, nos nutri e cria o movimento interno e externo de nossas vidas. Na expressão natural deste intercâmbio encontramos nossa saúde. O intercâmbio de energia é aumentado pelo movimento, e o movimento perfeito do corpo é uma extensão do interior para o exterior enquanto recebe estímulos que movem do exterior para o interior. (Greg Broòshy)

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23.6.11

QUEM SE MOVIMENTA É MAIS FELIZ













Que praticar atividades físicas faz bem à saúde todos já sabem, mas além dos benefícios físicos, os exercícios melhoram o humor. Mas como isso acontece? Ao exercitar-se aumenta o nível de neurotransmissores, como a noradrenalina, a serotonina e a dopamina, que produzem uma sensação de relaxamento e bem-estar no indivíduo.

Segundo especialistas, o processo é rápido. Assim que a pessoa começa a praticar exercícios, o corpo inicia a liberação dessas substâncias na corrente sanguínea, melhorando o humor. Decorrido algum tempo, essa produção atinge um determinado patamar, que torna a sensação de relaxamento e bem-estar perceptível. O melhor de tudo é que essa sensação prazerosa tende a permanecer mesmo depois de terminado o exercício.



Escrito por Natália Barbosa às 07h4




RECONHECENDO O PRÓPRIO CORPO

Ao iniciar a prática de exercícios físicos, tudo é novo e estranho. Alguns tipos de exercícios, por exemplo, podem requisitar mais esforço muscular do que outros, ou um tipo de movimento que a pessoa não está habituada a fazer.

O que é comum entre todas as pessoas que se exercitam fisicamente é uma maior energia e uma sensação de bem-estar, além de uma sensação de "eu posso", "eu consigo". Isso deve ser feito gradualmente, de preferência sempre com a ajuda de um profissional. Não é preciso apostar corrida ao redor de um bosque com um corredor já treinado para tanto. A prática de exercícios não é uma competição com as outras pessoas, mas uma superação dos próprios obstáculos, uma competição consigo mesmo. E o corpo responde a todos os estímulos, dando sinais importantes ao ‘novo atleta’: mais energia e vigor durante o dia, soluções para os problemas rotineiros vêm à mente com maior clareza e rapidez, idéias novas brotam como que do nada. Com persistência e treino, cada dia pode significar uma realização. Mas é preciso ter uma meta, ao começar a fazer exercícios, e observar os próprios limites.

Que objetivo eu pretendo atingir?, é a pergunta que algumas academias de ginástica propõem aos seus alunos. E os objetivos variam: pessoas entrevistadas em um parque apontaram, entre eles, o prazer de estar caminhando ao ar puro, mudar a rotina, emagrecer, prolongar a saúde, recuperar-se de um tratamento ou simplesmente estar em companhia de outras pessoas. Reconhecer quais os exercícios mais adequados para sua idade, peso, condição de saúde é fundamental para alcançar esses objetivos.



Fonte:boasaude@bibliomednoticias.com.br

20.6.11

DEPRESSÃO TRATADA COM EXERCÍCIOS FÍSICOS

MAHA YOGA









É muito interessante se constatar que muitos médicos recomendam exercícios físicos para o tratamento de depressão do que o uso de antidepressivos. Esse tipo de medicamento costuma ser abusivamente prescrito e associado a múltiplos efeitos colaterais indesejáveis. Para reforçar o argumento de se evitar a tomada de antidepressivos, um artigo publicado em 15 de março deste ano de 2011 na revista American Journal of Psychiatry demonstrou que, de 24.414 pacientes estudados que sofreram derrame cerebral, o uso de antidepressivos nas 2 semanas que antecederam o episodio vascular ocorreu em 48% dos casos.
Antidepressivos nunca se mostraram superiores quanto a bons resultados comparados a exercícios físicos. De fato, muitos estudos comprovam essa afirmação, entretanto a seleção de pacientes que se propõem aos exercícios passa a ser o mais difícil de se conseguir pois, sentindo-se deprimidos, muitos se recusam a se movimentarem por apresentarem-se desmotivados totalmente.
É fundamental se considerar que a depressão pode ser tratada de forma holística, corrigindo-se desequilíbrios hormonais assim como distúrbios nutricionais e hidratação.Devemos nos lembrar que a maioria dos pacientes que utilizam antidepressivos possuem uma forte tendência a não abandonarem seu uso ate mesmo por insistência dos seus médicos. Caso apresentem um mínimo de estado de motivação para modificarem alguns pontos no seu estilo de vida, constatarão que a melhora da depressão se apresentará de forma mais fácil.
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Fonte:http://www.sergiovaisman.med.br