Cachorinhos Yoguim

Cachorinhos Yoguim
Até os Cachorrinhos fazem Yoga

3.6.10

ACIDEZ DO ORGANISMO FAVORECE DOENÇAS

Frutas Alcalinizantes








É preciso reduzir o consumo dos alimentos acidificantes e aumentar o dos alcalini zantes para ter saúde e longevidade.

O equilíbrio do pH (relação entre acidez e alcalinidade) é um dos fatores que determina o bom funcionamento do organismo humano. Dependendo da dieta da pessoa o corpo pode tornar-se um ambiente extremamente ácido, o que o deixa mais predisposto a doenças, debilitando certas funções do organismo.

A preocupação da medicina preventiva com o equlíbrio do pH surgiu a partir do trabalho do médico americano William Howard Hay. Em 1993, ele surpreendeu os meios acadêmicos com o livro A New Health Era (A Nova Era da Saúde), no qual afirma que toda doença é causada pela auto-intoxicação decorrente do acúmulo de ácidos no organismo.

Segundo o Dr. Hay, a saúde é resultado da proporção em que permitimos que substâncias alcalinas do nosso corpo sejam dissipadas pela introdução de alimentos que formam ácidos no organismo.

"Pode parecer estranho dizer que toda doença é a mesma coisa, sem considerar suas centenas de forma de expressão, mas é isso mesmo", afirma.

Seguindo a trilha aberta pelo Dr. Hay, outro médico norte-americano, o Dr. Theodore A. Baroody, publicou o livro Alkalize or Die(Alcalinize ou Morra), no qual reafirma a teoria de seu colega.

"Incontáveis nomes de doenças realmente não importa. O que realmente importa é que elas todas vêm da mesma causa-raiz: excesso de resíduos ácidos no organismo", diz.

O corpo humano só é capaz de assimilar apropriadamente os minerais e nutrientes dos alimentos quando o PH é bem balanceado. Se o organismo tem excesso de ácidos, ele é obrigado a buscar os componentes de que necessita (como cálcio, sódio, potássio e magnésio) nos depósitos de órgãos e ossos para neutralizar os ácidos.

Essa estratégia de compensação do corpo resolve o problema de acidez, mas deixa debilitados os órgãos, o que, em longo prazo, causa o aparecimento de doenças.

A dieta do homem moderno é altamente acidificante. Alimentos industrializados, adoçantes, sal, refrigerantes e bebidas alcólicas, açúcar refinado, café, queijos e carnes são alguns dos vilões que afetam o equilíbrio do pH; devem ser consumidos com moderação e compensados com a ingestão de alimentos alcalinizantes como mamão papaya, manga, suco de limão, azeite de oliva, lentilhas e água mineral.

A acidose pode causar problemas cardiovasculares(entupimento arterial), obsidade, diabetes, disfunções do rim e da bexiga, imunodeficiência, aceleração do envelhecimento, osteoporose, problemas das articulações, baixa energia e fadiga crônica.

Os teste para o diagnóstico da acidose são muito simples de fazer - eles utilizam a saliva, o sangue e a urina como amostra dos fluidos corporais. Para saber se você está com desequilíbrio do pH, procure seu médico.

E para prevenir a predominância dos ácidos no organismo, adote uma dieta de alimentos alcalinizantes.








Fonte: Terceiro Milênio-Revista Holística de Qualidade de Vida

4 comentários:

  1. Olá Enilda
    Achei muito interessante o artido sobre a acidez. Será que para Artrose esta dieta pode melhorar as dores?

    Bjs
    Mirabai

    ResponderExcluir
  2. Sim Mirabai, com certeza, faça com perseverança.
    Obrigada pela leitura!


    Shanti!



    Enilda

    ResponderExcluir
  3. minha medica disse que tenho acidez devido a uma grande queimação que sinto na vagina e nos pés ja usei varias pomadas e nada nao sei o que faço me ajudem

    ResponderExcluir
  4. Zuriqueney,

    Procure um Nutricionista e peça que lhe oriente uma dieta de alimentos alcalinizantes.

    Obrigada pela participação!



    Paz e Saúde!

    Enilda

    ResponderExcluir