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Exercícios Terapêuticos

Exercícios Terapêuticos
O universo está em constante movimento. O movimento significa vida. O movimento de uma espiral de energia vitaliza a célula única que marca o início de nosso tipo de vida humana. À medida que esse tipo de vida evolui, nós nos constituímos em um ser que constantemente troca energia com o cosmo. À medida que esta energia passa através de nós, ela nos alimenta, nos nutri e cria o movimento interno e externo de nossas vidas. Na expressão natural deste intercâmbio encontramos nossa saúde. O intercâmbio de energia é aumentado pelo movimento, e o movimento perfeito do corpo é uma extensão do interior para o exterior enquanto recebe estímulos que movem do exterior para o interior. (Greg Broòshy)

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18.9.17



A Importância da Água Para Nossa Saúde

As ações do homem no planeta vêm se mostrando como bastante prejudiciais para o meio em que vivemos, mas também para a própria preservação da espécie humana. Como reflexo dessa situação, muitos brasileiros vivenciam hoje a triste experiência da falta de água que tem atingido os principais centros urbanos do país, devido à combinação de fatores climáticos e descaso dos governos em relação a distribuição desse bem tão importante.
Pensando nessas questões, este artigo serve de alerta para que lembremos do quanto a água é fundamental para a vida humana.

Água: Fundamental Para a Vida Humana


A água cumpre um papel de vital importância na existência humana. Todos nós sabemos que sem ela não podemos existir, mas nem sempre conhecemos como ela atua em nosso organismo. A água participa de todos os processos metabólicos do organismo humano e serve de base para que ocorram diversas reações orgânicas fundamentais.
Processos como a digestão, a absorção de nutrientes, a circulação sanguínea e a excreção só são possíveis devido à presença de água. Além disso, esse líquido é responsável por manter a temperatura do corpo dentro dos limites ideais, bem como pela manutenção e funcionamento de todos os órgãos do corpo humano.

Beber Água




E qual a  Importância da Água?

Todo o nosso corpo é formando por células que funcionam como minúsculos “tijolos”. Em nosso organismo, a água é distribuída de dois modos diferentes: na composição dos líquidos intracelulares, ou seja, na parte interna de cada uma das células; e nos líquidos extracelulares, como o plasma, a linfa e as secreções, que são externos às células.
No interior das células, a água serve como meio para que as reações bioquímicos possam acontecer, tornando possível os processos metabólicos essenciais para a vida humana. Assim, quando há pouca água dentro das células essas reações podem não ocorrer corretamente, o que prejudica várias funções corpóreas.
Já nos líquidos extracelulares, a água tem a função de unir as células, agindo com a argamassa entre os tijolos. Ela também participa do processo de nutrição das células, levando os nutrientes necessários para que ocorram os processos orgânicos já mencionados.

Qual a quantidade de Água no Organismo?

Cerca de 70% do nosso corpo é composto por água, mas essa porcentagem varia bastante conforme as condições individuais de cada pessoa. Com o passar dos anos, a água total presente no corpo tende a diminuir consideravelmente. Em pessoas adultas a porcentagem fica entre 60% e 65%; já nas crianças, o percentual médio é de 80%; e nos idosos, algo entre 40% a 50% do peso é composto por água.
Essa variação também ocorre, por exemplo, entre atletas, que possuem maior concentração de água no organismo, e não atletas. Essa variação é explicada porque os músculos são formados por células mais aquosas, assim como as vísceras. Os ossos, por sua vez, tem baixa concentração de água. De todo modo, podemos observar que mesmo nos idosos o percentual de água é bem elevado, justificando a relevância dela para o nosso organismo.

Eliminação e Reposição de Água

Agora que conhecemos mais sobre a importância da água para o organismo, é preciso entender o sistema de perda e reposição do líquido. O organismo elimina cerca de 2300ml de água todos os dias. Essa eliminação é feita por diferentes formas: pele e respiração (700ml); suor (100ml); fezes (100ml) e urina (1400ml).

Essas quantidades, no entanto, podem variar bastante. Em dias mais quentes, por exemplo, a perda de líquido com o suor pode chegar a 1400ml. Um atleta que realiza uma atividade prolongada com a temperatura mais alta perde até 5000ml de água. A perda também pode ser bem alta em pessoas com diarreia, pois a eliminação de água pelas fezes se torna maior.
Por isso, o mais importante é sempre repor a água perdida  em quantidade proporcional à perda. Se a ingestão de água é insuficiente, o organismo passa a agir de modo diferente para preservar a hidratação. Isso pode sobrecarregar o rim, além de interferir diretamente em todos os processos que comentamos antes.
Em casos extremos, a desidratação pode levar à morte, revelando, mais uma vez, o papel fundamental da água. Para que você tenha uma ideia do impacto da falta de água no corpo humano, uma redução de 4% a 5% na quantidade de água presente no organismo pode diminuir a capacidade de trabalho dos órgãos em até 30%. Se a perda de água for de 20%, o resultado pode ser fatal.
O organismo pode se manter durante vários dias sem alimentação, mas não sem água. A atenção em relação à perda de líquidos deve ser redobrada em idosos, crianças e pessoas obesas, pois elas tendem a eliminar água mais rapidamente e podem ser vítimas da desidratação de forma agravada. Para que você possa entender como é feita a reposição de água diariamente, é preciso compreender quais são as fontes do líquido existentes na natureza.

Beber Água

Fontes de Água Para o Corpo Humano

Não é só bebendo água que podemos hidratar o organismo, ainda que essa seja a fonte mais importante de hidratação. O corpo lida com 3 fontes principais para absorção de água: os líquidos ingeridos diariamente (água, chás, sucos e etc.); a água contida no interior dos alimentos; e a água que decorre da oxidação metabólica.
Essas fontes estão listadas em ordem de importância, porém os alimentos têm conteúdo hídrico bastante variável. As carnes, por exemplo, possuem de 50% a 75% de água e alguns vegetais pode atingir até 95% de água em sua composição.
De um modo geral, a alimentação diária é responsável pela ingestão de 1 litro de água. A partir do processo de oxidação, esses alimentos proporcional um quantidade adicional de líquido de mais ou menos 300 ml por dia.
Assim, para que possamos suprir toda a necessidade de hidratação, a melhor maneira é complementar essas duas fontes com água e bebidas saudáveis. A reposição diária de água deve seguir o volume de perda. Em dias mais quentes ou quando você pratica alguma atividade física a ingestão de líquidos deve ser maior. Veja a recomendação:
  • Para adultos – 2500ml de água por dia ou 35ml para cada quilo de peso;
  • Para crianças – 55ml para cada quilo de peso;
  • Para bebês – 150ml para cada quilo de peso.
O ideal é fazer o cálculo para chegar às quantidades adequadas. Se você costuma se esquecer de tomar água, a dica é deixar uma garrafinha sempre por perto e nunca esperar a sede chegar para beber líquidos.

Fonte: Receita Natural



4.9.17

Parar de Fumar

O vício do cigarro é causa de vários males. Além do desconforto de quem está ao redor, a fumaça tragada diretamente aos pulmões pode levar a casos de doenças respiratórias e até câncer. Com conhecimento deste fato, muitos tentam parar de fumar, mas sem sucesso, em parte porque a nicotina (e várias outras substâncias das quais compõem o cigarro)  é viciante, exigindo muito mais do que vontade para deixar de fumar.
Os benefícios de parar de fumar são imensos e de conhecimento geral, mas é sempre bom relembrar os malefícios do cigarro para que você tenha vontade de procurar o método mais fácil para você conseguir alcançar seu objetivo de se livrar do cigarro.

Uma receitinha simples pode ajudar a largar o vício do cigarro, claro, se o fumante assim quiser. Tomar o chá, sem nenhum a intenção de abandonar o fumo, não vai dar em nada.

Você vai precisar de:

Tanchagem
Tanchagem para parar de fumar
  • Quatro folhas de tanchagem (ou tansagem, como alguns preferem)
  • Quatro xícaras de água

Modo de Preparo:

Ferva a água,desligue o fogo e acrescente as folhas de tanchagem. Deixe descansar, abafado, por dez minutos.

Posologia

Na primeira semana, tome quatro xícaras por dia: uma hora antes do café, antes do almoço, antes do jantar e antes de dormir. Na segunda semana diminua a dose tomando apenas três xícaras, na terceira, duas xícaras e na quarta, apenas uma xícara diária.
Espera-se que após este período, já se tenha largado o cigarro. Caso isso não ocorra, pode repetir o tratamento.

Informações Adicionais

Esta é uma receita natural para quem quer parar de fumar com remédio caseiro. Mas ainda assim, existem outras formas de parar de fumar, como técnicas de acupuntura auricular, adesivo de nicotina, e laser. O laser promete parar de fumar de uma vez só, já na primeira aplicação. O SUS disponibiliza tratamento para parar de fumar, procure o centro de saúde mais próximo para mais informações.

Doenças Causadas pelo Cigarro

O cigarro pode reduzir a vida do fumante em até dez anos se comparado a de um não-fumante. O ato de fumar reduz o fluxo sanguíneo, aumentando o esforço do coração em bombear o sangue, e no caso dos homens causa impotência sexual.  E ainda reduz o colesterol bom que é o responsável por levar as toxinas para serem metabolizadas. Com tudo isso aumenta a pressão arterial e as chances de infarto. Nas mulheres o risco de trombose por uso de anticoncepcionais aumenta muito.  Cerca de 25% do AVC são causados por causa do uso do cigarro.
Fumar aumenta os radicais livres e reduz a liberação de oxigênio para as células, fazendo que haja um envelhecimento precoce e faz a pele ficar feia e cheia de rugas. Causa irritação nos olhos, garganta.

Por conter mais de 40 substâncias cancerígenas, o cigarro aumenta o risco de câncer de boca, traqueia, faringe e laringe, esôfago entre outros. E no caso do pulmão, os fumantes tem risco 20 vezes maior.
As doenças respiratórias são mais fáceis de acometer os fumantes. Como asma, bronquite, enfisema (DPOC), tosse e chiado.
Fumar ainda causa doenças na gengiva, gastrite, refluxo e aumenta os riscos de catarata. Para as mulheres ainda pode causar infertilidade e no caso das grávidas o risco de aborto aumenta.

Benefícios em Parar de Fumar

Parar de fumar simplesmente vai cortar esses problemas todos listados acima. Muita gente quer dicas para parar de fumar e ajudar alguém a parar de fumar. Conhecer os males é uma boa forma de tomar consciência do mal e procurar um tratamento eficaz.
Parar de fumar proporciona mais resistência física e disposição (condicionamento físico), melhora a pele, e melhora em alguns casos até a participação social.
Muita gente quer saber se parar de fumar engorda ou emagrece. Grande parte das pessoas realmente engorda na primeira fase quando largam o cigarro, isso acontece pois primeiro a ansiedade aumenta o apetite e acaba-se comendo mais mesmo. Outra questão citada por ex fumantes é que eles antes não sentiam o gosto da comida e não tinham mais prazer em comer, e parando de fumar voltaram a sentir o cheiro e gosto dos alimentos, dando mais prazer em comer.

Sintomas de Abstinência do Cigarro

Parar de fumar é o que muitos desejam, mas nem todos conseguem, pois parar de fumar pode causar no início certos sintomas de abstinência, ou como alguns dizem “efeitos colaterais”. Mas é importante lembrar que os dois primeiros dias são os piores, e depois as crises vão ficando menos fortes. Nos primeiros dias é comum crises de ansiedade, tremores, suores, fome além do normal, rotina de idas ao banheiro alterada, insônia ou o contrário (hipersonia) e muita agressividade.
Com o passar dos dias a vontade de fumar não vai passar mas as crises de abstinência vão melhorar e vai ficar mais fácil lidar com esta decisão. Então uma boa dica, é avisar às pessoas do seu convívio da sua intenção de parar de fumar para que elas possam compreender o que você vai passar. Outra dica é tentar parar de fumar no período de férias já que toda sua rotina já será alterada mesmo.
Mas é importante saber que em média a pessoa vai deixar de ter vontade de fumar, e esquecer de vez o cigarro após seis meses. Infelizmente o vício é algo crônico e manter sempre a vigilância pois os riscos de recaída são grandes.


Fonte: Receita Natural
           Plantas e Ervas ajudando em sua saúde.

21.8.17

Você sabia que a Yoga é patrimônio imaterial da humanidade?

A yoga, uma das práticas mais antigas da Índia e do Oriente, foi declarada como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) no final do ano passado. As informações são da Agência ANSA.
A decisão foi tomada por 24 membros do Comitê Intergovernamental da entidade, durante sua reunião anual, realizada em Adis Abeba, na Etiópia. A Unesco considerou que essa prática e a filosofia a ela ligada “influenciou numerosos aspectos da sociedade, que abramgem desde a saúde e a medicina até a educação e as artes”.
A Unesco destacou ainda a “unificação da mente, do corpo e da alma para melhorar o bem-estar mental, físico e espiritual das pessoas”. Em comunicado divulgado em Nova Délhi, o Ministério da Cultura da Índia agradeceu pela decisão e recordou que a ONU já havia estabelecido em 2014 a data de 21 de junho como “Dia Internacional da Ioga”.
Desta forma, a prática se tornou o 13º patrimônio imaterial indiano, seguindo a Dança Chhau (2010), o canto budista de Ladakh (2012), o canto ritual Sankirtana e a dança de Manipur (2013) e o artesanato de cobre de Thathera de Punjab (2014).
Veja aqui mais benefícios da yoga.
(1915)



28.7.17

Feijão Fradinho

O feijão fradinho oferece vários benefícios à saúde, ele é cheio de muitos nutrientes essenciais e é fácil adicioná-lo a uma dieta bem equilibrada.
Ele é simples de preparar, basta cozinhá-lo em água ou caldo até que esteja macio. Você pode cozinha-lo com ervas e especiarias e servi-lo como um acompanhamento, ou você pode adicioná-lo a sopas, saladas ou ensopados.
Qual é a nutrição que o feijão fradinho fornece:
1. Rico em fibra:
A fibra é essencial para a manutenção de um processo digestivo saudável e diminuição da constipação. Também é útil na redução do risco de doença cardíaca e diabetes, e obter uma quantidade adequada de fibras, ajuda você a manter um peso saudável.
O feijão fradinho tem uma boa quantidade de fibras dietéticas, uma xícara de feijão fradinho fornece-lhe 8 gramas de fibra, o que é quase 22 por cento da quantidade diária recomendada.
Leia também: 6 Maneiras Simples para Aumentar a Fibra em sua Dieta
2. Rico em ferro:
Obter ferro suficiente em sua dieta previne a anemia, a qual produz fadiga e fraqueza. O ferro transporta o oxigênio através do corpo para seus órgãos, células e músculos, e se o fornecimento está baixo você experienciar fraqueza.
Meia lata de feijão fradinho contêm 1,2 mg de ferro, enquanto que meia xícara de feijão-fradinho cozido, pode lhe dar 2,2 mg de ferro.
Leia também: 10 Sinais de Alerta de Deficiência de Ferro que Você Precisa Saber
3. Rico em zinco:
O zinco é bom para os olhos e pode ajudar a reduzir o risco de degeneração macular e proteger contra a cegueira noturna. Ele também é um importante impulsionador do sistema imunológico e pode ajudar a combater a gripe e curar feridas.
Você pode encontrar mais de 3 miligramas em uma xícara de feijão fradinho, adicione este superalimento ao seu prato para obter este mineral essencial.
4. Rico em proteínas:
A proteína é importante porque ela favorece a maioria das partes do seu corpo, incluindo músculos, pele, cabelo e unhas. Além disso, a proteína ajuda as células crescerem e se repararem e fornece energia ao seu corpo.
Meia xícara de feijão fradinho cozido contém 6,7 gramas de proteína, e 1/2 xícara de feijão fradinho enlatado contém 5,7 gramas.
Leia também: Spirulina é Rica em Proteínas e um Poderoso Antioxidante
5. Uma boa fonte de manganês:
O manganês é um antioxidante com uma função importante: ele protege as mitocôndrias, as estruturas dentro das células que produzem energia. Uma xícara de feijão fradinho fornece 40 por cento da ingestão diária para os homens e 52 por cento para as mulheres.
6. Rico em potássio:
O potássio é um nutriente que ajuda a manter os níveis da pressão arterial em números saudáveis, o que reduz seu risco de doença cardíaca.
Meia xícara de feijão fradinho cozidos contém 239 mg de potássio, e a mesma quantidade de uma lata tem 206 mg.
7. Pobre em calorias e gordura:
Uma dieta que é baixa em gordura e calorias ajuda a perder peso, previne o ganho de peso e protege você de muitas condições de saúde, incluindo doenças cardíacas, diabetes e depressão.
Meia xícara de feijão-fradinho tem apenas 100 calorias e 1 grama de gordura, tornando-o uma escolha perfeita para sua dieta de perda de peso.